quinta-feira, 15 de abril de 2021

Real Madri? Não! Somente meu Botafogo de volta

  O Botafogo foi eliminado da Copa do Brasil após empatar por 1x1 com o ABC, em Natal, e ser derrotado na disputa de pênaltis. A equipe alvinegra, diante de um adversário que figura na série D do Brasileiro, teve uma atuação muito ruim.

 O treinador, mesmo com as atuações ruins no jogo diante do Volta Redonda, insistiu em escalar no time titular o lateral esquerdo Rafael Carioca e o volante Luiz Otávio. Ambos voltaram a atuar muito mal, tento Luiz Otávio falhado na marcação no lance do gol do time do ABC, ainda no 1º tempo. Difícil demais entender a insistência ou teimosia do treinador com certos jogadores. Lance de perigo que criamos foi somente no 2º tempo, em chute forte de Marcinho (outro que ainda não disse a que veio), o goleiro deu rebote e Warley pegou a sobra e chutou em cima do goleiro, que estava caído. Após o adversário recuar demais, achamos um gol aos 57, com Gilvan, em jogada de escanteio e fomos muito mal na disputa de pênaltis.

 Após o jogo, alguns torcedores alvinegros de Natal, que já haviam sido ignorados na recepção aos atletas no aeroporto, na chegada a cidade, foram até a saída do estádio protestar pela vexatória eliminação. Na ocasião, segundo informações, Kanu, que é um dos que se salvam no elenco, teria dito que não se transforma um time em um Real Madri de uma hora para outra. Não quero que meu clube seja um Real Madri, apenas quero o meu Botafogo de volta. Nos últimos anos, muitos que têm trajado a gloriosa camisa alvinegra não merecem vesti-la.

 No futebol, assim como em qualquer esporte, vitória ou derrota fazem parte da disputa, mas o nível de competição de nossa equipe tem sido muito baixo, seja contra equipes de série A, B, C ou D, plenamente exemplificável na eliminação de ontem.

 A notícia que chega é a de que o treinador continua bem avaliado pela diretoria e mantém a confiança da mesma. Ora, isso não é de surpreender e nem poderia ser diferente, afinal quem deu aval para contratações de qualquer nome indicado pelo treinador foram os dirigentes. Indicação não é imposição. Avaliam os nomes indicados? Se sim e mesmo assim trazem alguns tecnicamente questionáveis, a situação é pior ainda.

 O clube está mal financeiramente? Muito! Então, se falta recurso financeiro, é preciso cuidado e não pode haver erros nos investimentos. A gestão atual se esforçou para negociar algumas rescisões com jogadores que não agregavam mais e que apenas oneravam a folha salarial. Porém, contraditoriamente, contratam outros jogadores de nível igual aos que liberaram. Ou seja, muda a gestão, mas o modus operandi em termos de formação de elenco parece não ter mudado.

 O treinador, em entrevista, disse não ter havido erro de planejamento. O clube acabou de ser eliminado da Copa do Brasil por uma equipe da série D, com isso deixou de arrecadar 1 milhão e 700 mil reais em premiação e não houve erro de planejamento? O clube se desfez de atacantes, não fez a devida recomposição, foi para o decisivo jogo com apenas o jovem Matheus Nascimento como atacante e, havendo qualquer problema físico do jovem, como de fato ocorreu, a opção seria Gabriel, um garoto que ainda não havia atuado pelo time principal.

 Usar o campeonato estadual como laboratório é até válido, mas após 9 jogos pelo estadual o time chegou na partida pela Copa do Brasil e apresentou um futebol muito ruim, sem organização, sem jogadas, sem evolução. Dessa forma, podemos dizer que houve falha sim, seja no planejamento ou em treinamentos. Os dirigentes ligados diretamente ao futebol precisam ser questionados sim.

 Botafogo: Douglas Borges; Jonathan, Kanu, Gilvan e Rafael Carioca (Paulo Victor); Luiz Otávio (Marcinho), Matheus Frizzo (Cesinha) e Ricardinho; Felipe Ferreira, Matheus Nascimento (Gabriel) e Marco Antonio (Warley).

Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: