sábado, 11 de julho de 2015

Pior que a derrota foi a postura inaceitável no 1º tempo

 O Botafogo foi derrotado pelo Bragantino por 1x0, no interior paulista. Foram duas derrotas nos quatro últimos jogos. Em 12 pontos disputados, o alvinegro conquistou apenas 04.

 O time ainda é líder? É sim e somente perderá a liderança amanhã se América ou Bahia ou Náutico golearem em seus jogos.

 A série B é complicada? É sim, engana-se quem achava que seria vida fácil.

 Em função das dificuldades financeiras, nossa equipe é limitada? É sim, mas a questão é que outras igualmente limitadas têm mostrado padrões de jogo melhor, mais compactas. Nos sobressaímos por termos um goleiro espetacular e alguns jogadores experientes que às vezes decidem, mas o ideal é que estes jogadores atuaem bem simultaneamente, o que nem sempre acontece.

 Respeito os que acham que o treinador faz bom trabalho, mas considero que tem deixado a desejar. Mesmo limitada, a equipe poderia e deveria render mais.

 Mesmo líder, mesmo com jogos difíceis, mesmo sabedores das nossas limitações, é inaceitável a postura que foi demonstrada no 1º tempo, com aquela lentidão irritante.

 Toques para os lados e para trás, totalmente improdutivos, somente servem para preencher estatísticas. Equipes europeias se utilizam de tal padrão de jogo, mas têm jogadores de qualidade, que tocam e encontram espaços nas defesas, criando chances de gol.

 Precisamos encontrar uma forma de jogar, “para ontem”, que incomode as defesas e crie chances de gol.

 No 1º tempo hoje só tivemos uma chance, com Pimpão, aos 6 minutos, que chutou e o goleiro mandou para escanteio. Eles dominavam as ações, mas também não criavam (somente uma chance aos 5, em chute que beliscou o travessão e saiu).

 O time não atuava bem e ainda aconteceu a expulsão (INJUSTA) de Arão aos 38 minutos, por falta cometida. Aos 41 o juiz marcou pênalti para o adversário, que na cobrança mandou na trave. Na sequência do lance o árbitro expulsou um jogador adversário.

 A perda do pênalti e a igualdade no número de jogadores poderiam ser fatores para acordar o time, mas infelizmente isso não aconteceu e aos 45 Luis Ricardo dominou na área e ao invés de despachar, tocou para a frente da área, onde Giaretta não dominou, o adversário recuperou e em jogada individual a bola foi chutada cruzada, para as redes.

 O Botafogo voltou para o 2º tempo com Camacho na vaga de Lulinha. Aos 3 minutos Pimpão recebeu na área, pela direita, avançou e chutou cruzado, com a bola atravessando a extensão da área. Aos 7 Jefferson salvou, espalmando para escanteio, após chute colocado, de fora da área.

 O treinador mexeu aos 11, tirando Luis Henrique e colocando Sassá, e aos 20, sacando Giaretta e colocando Fernandes.

 Aos 21, em cruzamento na nossa área, a bola foi cabeceada no travessão.

 Aos 37, contundido, Camacho saiu e o Botafogo ficou com um a menos, já que havia feito as 3 substituições.

 Ainda tivemos uma chance aos 43, após bola cruzada na área, mas Pimpão não conseguiu completar, nem dominar.

 Renan Fonseca, Luis Ricardo, Sassá e Fernandes receberam cartão amarelo.

 Destaco apenas Jefferson e Renan Fonseca.
 Isolado e sem receber bola, Luis Henrique não pode fazer milagre.
 Destaques negativos hoje: Luis Ricardo, Giaretta e Lulinha.

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Giaretta (Fernandes), Willian Arão, Lulinha (Camacho) e Tomas; Pimpão e Luis Henrique (Sassá).

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

2 comentários:

Wesley Machado disse...

Postei lá no blog que o time não tem meio campo. A bola não passa pelo meio. Sai com os zagueiros e cabeça de área, leia-se Giaretta, que falhou no gol ontem, que são os que menos sabem jogar, chegas aos laterais, que não têm com quem jogar e voltam a bola para trás ou forçam um passe na ponta. Estava vendo a Argentina jogar e a seleção deles busca jogadas pelo meio, com jogadores que buscam um drible, uma tabela. O Guarany, do Paraguai, que eliminou Corinthians e Racing na Libertadores, também joga assim, pelo meio. É pelo meio que saem as grandes jogadas. Mas o Botafogo não tem ninguém para chamar esta responsabilidade. Resta saber se precisamos de um só jogador como este ou trocamos o treinador, para que faça a equipe jogar desse jeito. Penso que o Fernandes tem esta característica, ele no caso mais de lançar em profundidade. Mas é um jogador preguiçoso, quando entra jogando não rende, só rende quando entra no decorrer da partida. Daniel Carvalho tem grande habilidade, mas se ressente da parte física. Outra opção e colocar outro cabeça de área e adiantar o Arão, que sabe jogar. Mas o Fernandes parece que não pode jogar com o Arão, pois os dois ocupam o mesmo espaço no campo. Taí um problema, que só será resolvido com a contratação de um volante de contenção, daqueles cães de guarda mesmo, pois Giaretta não é volante, sabe-se lá o que ele é, se zagueiro ou lateral, enfim, alguns já estão o chamando até de Picareta. Não tem jeito sempre tem de pegar um para Cristo. Outra opção é torcer para o garoto Octávio render, o que não acredito muito. É sofrer mais um cado na Série B, voltarmos e montar um time melhor para a Série A ano que vem.

Cadré disse...

Wesley, eu não consigo ver um padrão mínimo de jogo nesse time.

Não podemos contar apenas com lances fortuitos de um ou de outro jogador, além do respeito que a nossa camisa impõe aos adversários. Precisamos jogar também.

Um abraço