domingo, 3 de abril de 2016

Resultado razoável em atuação abaixo do esperado

 O Botafogo empatou o clássico com o Flamengo por 2x2 neste sábado e se mantém na zona de classificação para as semifinais, restando duas rodadas. A equipe alvinegra esteve na frente do marcador por duas vezes e alguns vacilos impossibilitaram a vitória, como no segundo gol dos caras, em que o atacante subiu para cabecear e nossa zaga assistiu. Jefferson mais uma vez fez grandes defesas e evitou resultado pior.

 Airton sentiu uma contusão nos minutos iniciais, foi substituído e isso nos prejudicou, assim como também pesou as fracas atuações de Gegê e Lindoso. Fernandes, que eu sempre elogio, pode render mais do que rendeu neste jogo.

 Outro detalhe a se destacar é que Renan Fonseca sempre que atua pelo lado esquerdo apresenta dificuldades, mas o treinador pela segunda vez seguida o escalou para substituir o jovem Emerson, que se recupera de contusão. Hoje, por exemplo, o zagueiro atrasou mal uma bola para Jefferson, um adversário recuperou e se não fosse a categoria do nosso goleiro teríamos sofrido o gol. No 2º gol deles, após bola cruzada na nossa área, Renan não subiu, mas o atacante, logo atrás dele, sim.

 Vamos à arbitragem da partida: ocorreram alguns lances daqueles que dizemos que o juiz utilizou medidas diferentes para o mesmo peso (“um peso e duas medidas”): no início do 2º tempo deu amarelo para Carli por empurrão no atacante e logo depois foi um atacante quem empurrou e o amarelo não foi dado; também no 2º tempo, Gegê avançou e foi derrubado por trás, próximo da meia lua, mas o juiz não marcou a falta. Na sequência da jogada Fernandes derrubou um adversário de forma parecida e aí a falta foi marcada e nosso jogador recebeu amarelo; não podemos nos esquecer do braço levantado do adversário tocando na bola na área deles no 1º tempo e o juiz marcando como se o toque fosse de um atleta nosso. Ah, mas ele marcou pênalti para o alvinegro. Sim, mas a falta foi clara.

 No 1º tempo a equipe alvinegra estava bem postada em campo, embora cometesse alguns erros. Chegamos ao gol aos 13 minutos em jogada dos gringos Salgueiro e Carli: o 1º cruzou na área e o 2º escorou para as redes.

 O adversário cresceu na segunda metade desta etapa, poderia ter empatado em falha grotesca de Renan aos 24, mas o empate saiu aos 30, em chute indefensável.

 No 2º tempo, logo aos 9 minutos, desempatamos com Lindoso, em rebote de pênalti perdido pelo próprio. Após o gol, o time se retraiu, o adversário atacava e não conseguíamos encaixar os contra-ataques. O time, recuado, levou um susto aos 23, com Diogo salvando em cima da linha.

 O treinador tentou mudar o panorama aos 33, colocando Neilton na vaga de Salgueiro, já cansado, mas dois minutos depois eles empataram em jogada aérea. Não entendi a substituição já nos acréscimos, de Luis Henrique na vaga de Ribamar. O treinador queria gastar tempo para garantir o empate, já que era difícil esperar que Luis Henrique fizesse algo em apenas dois minutos?

Lances do jogo

1º tempo
- 04 min: em bola cruzada com perigo na nossa área, a zaga cortou para escanteio. Após a cobrança a bola foi cabeceada com perigo, Jefferson fez grande defesa e Carli tirou da área;
- 08 min: Ribamar recebeu, avançou, chutou prensado, Fernandes tentou pegar o rebote e a bola sobrou para Salgueiro chutar para fora, mas com perigo;
- 13 min: Salgueiro pegou rebote pelo lado direito de ataque, cruzou no 2º pau e Carli somente escorou para as redes: 1x0 Botafogo;
- 16 min: Jefferson fez grande defesa após cobrança de falta da entrada da área, que para mim não existiu;
- 24 min: Renan Fonseca atrasou mal a bola, um adversário ficou com ela, avançou, concluiu e Jefferson salvou;
- 30 min: bola cruzada da direita, Lindoso cortou de cabeça, um jogador adversário dominou livre na entrada da área, chutou no ângulo e empatou: 1x1.

2º tempo
- 08 min: Ribamar recebeu na área, foi derrubado quando driblava um marcador e o juiz assinalou o pênalti;
- 09 min: Lindoso cobrou mal a penalidade, o goleiro defendeu, Luis Ricardo pegou o rebote, rolou para trás e Lindoso escorou para as redes: 2x1 Botafogo;
- 23 min: um jogador adversário recebeu livre, avançou, concluiu na saída de Jefferson e, quando a bola estava quase entrando, Diogo salvou em cima da linha;
- 35 min: após cruzamento da direita, um atacante cabeceou no meio de nossa zaga e empatou novamente: 2x2.

Cartões

 Renan Fonseca, Bruno Silva, Joel Carli, Gegê e Fernandes. Foi o 3º amarelo de Bruno, que está fora da próxima partida, contra o Bangu.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Renan Fonseca e Diogo; Airton (Fernandes), Bruno Silva, Lindoso, Gegê e Salgueiro (Neilton); Ribamar (Luis Henrique).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: