domingo, 12 de maio de 2013

100 anos do clássico Botafogo x Flamengo

  No embalo dos 100 anos do clássico entre Botafogo e Flamengo, que se completa nesta segunda-feira, 13 de maio (data do 1º clássico - 1x0 Botafogo), destaco o jogo que mais me marcou.
 Não teria como não ser a partida do dia 21 de junho de 1989, válida pela decisão do Campeonato Estadual, que terminou com a vitória do Glorioso por 1x0, gol de Maurício, quebrando um jejum de títulos após 21 anos. Fomos campeões invictos.
 O gol foi marcado por Maurício aos 12 minutos do 2º tempo, após cruzamento de Mazolinha da esquerda, com o camisa 7 escorando para o fundo das redes.
 Me lembro, como se fosse hoje, a ansiedade desde o gol de Maurício até o fim da partida, que veio após um lançamento em direção a nossa defesa, com Mauro Galvão cortando de cabeça para a intermediária e o árbitro encerrando o jogo, para alívio e felicidade da galera alvinegra.
 Nós chegamos à decisão após vencermos o 2º turno. Por termos somado o maior número de pontos, somados os dois turnos, entramos com um ponto extra na decisão. Como as vitórias valiam 2 pontos na época, ao empatarmos o 1º jogo da decisão por 0x0, no dia 18 de junho, ficamos com 2 pontos e o adversário com 1. 
 Fomos para o jogo do dia 21 de junho e uma vitória nos daria o título. Um novo empate ou derrota forçaria a realização de um terceiro jogo final. Com o gol de Maurício e a vitória por 1x0 conquistamos o título.
 O time da decisão foi o seguinte: Ricardo Cruz, Josimar, Gottardo, Mauro Galvão e Marquinhos; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Vítor; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha). O time era treinado por Valdir Espinosa.
 No time adversário atuaram, entre outros, Bebeto e Zico.
 Ainda nesta campanha, houve outro jogo contra o Flamengo em que o adversário vencia por 3x1 e já contava com a vitória, quando buscamos o empate no final do jogo, com um gol contra de Gonçalves, então zagueiro adversário, e Vítor. Este jogo deu mais confiança para a equipe buscar o título.

 Saudações alvinegras!

Nenhum comentário: