domingo, 28 de fevereiro de 2016

Um foguete que nos manteve invictos

 O Botafogo encarou seu segundo clássico seguido e, se na última quarta-feira vencemos o Fluminense, hoje empatamos com o Vasco por 1x1. O gol do empate alvinegro saiu aos 41 do 2º tempo, marcado por Emerson de falta, que mandou uma bomba no ângulo do goleiro adversário, que não esboçou reação. Seguimos invictos na competição.

 O 1º tempo foi equilibrado e o time alvinegro parece que vai se organizando no decorrer da competição, porém não produzimos muito ofensivamente, até porque Gegê esteve sumido em relação à sua função principal, aparecendo mesmo na ajuda a Diogo na marcação pelo nosso lado esquerdo.

 Nesta 1ª etapa foram poucas chances: Jefferson fez boa defesa evitando gol do adversário e acabou machucando a cabeça no lance; tivemos uma boa chance com Ribamar, após chutão de Jefferson; levamos um susto após chute do atacante, que saiu bem perto.

 O nosso treinador mudou o time no intervalo, voltando com Neilton no lugar de Luis Henrique. O jogo seguia equilibrado, mas aos 15 minutos o lateral Diogo, que vinha fazendo uma partida razoável, acabou falhando e o adversário abriu o placar.

 Após sofrermos o gol, o treinador sacou Gegê e colocou Salgueiro, na busca de conseguirmos jogadas ofensivas e, com elas, reverter o placar.

 O jogo seguia sem chances claras para ambos os lados e nosso treinador tirou Lindoso e colocou Lizio, já aos 38. Um minuto depois o adversário mandou uma bola na nossa trave, mas aos 41 conseguimos o empate, com o golaço de falta marcado por Emerson. Ainda tivemos um bom contra-ataque aos 48, mas a zaga deles salvou.

 Foi mais um bom teste para o time alvinegro. Lógico que precisamos de reforços, dada à limitação do elenco, principalmente em algumas posições, mas o time tem mostrado evolução.

 Ainda temos mais um jogo nesta fase da competição, contra o Boavista, passando depois à segunda fase, a que valerá o título da Taça Guanabara e a classificação para as semifinais do estadual.

Lances do jogo

1º tempo
- 18 min: o adversário cobrou lateral pela direita, lançando a bola na nossa área e Jefferson precisou se esticar, fazer uma ponte e segurar firme antes que o atacante cabeceasse;
- 20 min: Jefferson deu um chutão para a frente, a zaga adversária bobeou e a bola sobrou livre para Ribamar, que concluiu de primeira e o goleiro salvou com as pernas;
- 36 min: atacante adversário dominou pela direita, cortou para o meio e chutou para fora, mas com muito perigo.

2º tempo
- 03 min: Neilton fez boa jogada, chutou e o goleiro defendeu para escanteio;
- 15 min: após bola lançada em direção à nossa defesa, Diogo falhou na marcação, um adversário avançou pela direita, cruzou e o atacante só escorou para as redes, abrindo o placar;
- 39 min: chute do adversário de fora da área e a bola bateu na trave;
- 41 min: Emerson partiu para cobrança de falta sofrida por Salgueiro, mandou um foguete no ângulo, marcou um golaço e empatou o jogo: 1x1;
- 48 min: contra-ataque do Botafogo, Salgueiro tocou para Ribamar na esquerda, o jovem atacante chutou e o zagueiro esticou a perna e interceptou para escanteio.

Cartões
 Amarelo para Bruno Silva, Luis Ricardo e Airton.
 Foi o terceiro cartão de Airton, que está suspenso da próxima partida, contra o Boavista.
 Ainda sobre Airton, teve uma jogada em que ele estava caído, um adversário deixou o pé, pisando nele, mas o juiz deu apenas cartão amarelo.

Escalação/Substituições
 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson e Diogo; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso (Lízio) e Gegê (Salgueiro); Ribamar e Luis Henrique (Neilton).

 Saudações alvinegras.

4 comentários:

Wesley Machado disse...

O Federman e o Márcio comentaram no Cantinho Botafoguense sobre uma mudança no time, que seria interessante e eu concordo: a entrada do Salgueiro no lugar do Lindoso, com o Gegê jogando mais recuado.

Agora pergunto: Vc tb entraria com o Neílton de titular? Se sim, no lugar de quem? Luis Henrique? Ribamar? Ou do próprio Gegê?

Cadré disse...

Wesley, acho Lindoso muito burocrático, sem acrescentar muito para o time. O Salgueiro tem que ser titular, resta saber se está em condições físicas perfeitas para atuar o jogo todo.

Quanto a Neilton, até que readquira a forma pode ir entrando aos poucos. Em forma, com as opções que temos, tem que ser titular, hoje ao lado de Ribamar, até que se contrate um atacante mais experiente. Luis Henrique tem que continuar entrando, mesmo no decorrer dos jogos, para não perder ritmo e ir ganhando experiência.

Marcos Paret disse...

E que foguete.

E também acho que o Salgueiro vai, ao lado do hoje bom Airton, organizar de vez a nossa meiuca.

Cadré disse...

Paret, Airton é a boa surpresa este ano. EM relação ao Salgueiro, também tenho esperança que possa ajeitar o meio.