domingo, 8 de maio de 2016

Lições para serem tiradas

 No 2º jogo da decisão, o Botafogo empatou com o Vasco por 1x1 e não conseguiu chegar ao título estadual. Não faltou empenho ao time, mas algumas limitações existentes podem nos servir de lição para as próximas competições: descuidos defensivos que precisam ser corrigidos; falta de um meia de qualidade que faça a diferença, como o time adversário tem; falta de um atacante experiente e que possa ser decisivo.

 Acho que não é exagero dizer que, diante das limitações, esse time foi longe no campeonato, mas já que havia chegado na final, o nosso desejo era vê-lo campeão.

 O jogo foi muito amarrado, com muitas faltas, muitos cartões amarelos, alguns aplicados com exagero pelo juiz. Na parte final o adversário por diversas vezes tinha jogador caído, gastando o tempo. Fizeram cera até nos acréscimos, com demora em reposição de bola em tiro de meta e aí o amarelo não apareceu.

 Na 1ª etapa tivemos um bom ataque após chutão de Jefferson, achando Gegê, que avançou pela esquerda, chutou cruzado e o goleiro rebateu.

 Aos 21 uma perda ruim para o time alvinegro: Diogo sentiu uma contusão e foi substituído por Diego, com Luis Ricardo sendo deslocado para a esquerda.

 O adversário não nos assustava, mas só voltamos a chegar com perigo aos 42, após um chute forte de Bruno Silva de fora da área que o goleiro espalmou.

 Mal o 2º tempo começou e chegamos ao gol: aos 4 minutos Diego cruzou da direita e Leandro cabeceou para as redes, fazendo 1x0 Botafogo. Havíamos igualado o confronto final.

 Mas aos 10 minutos, após falta da direita, o zagueiro adversário subiu com tranquilidade no 2º pau, mesmo marcado por Diego, cabeceou e empatou a partida. Não foi merecido, mas no futebol o que vale é bola na rede.

 O treinador alvinegro mexeu aos 15, tirando Salgueiro e colocando Luis Henrique. O alvinegro foi para cima.

 Leandro, que fazia um bom 2º tempo, trocou passes com Diego pela direita aos 23 minutos, a bola foi na grande área, Gegê ajeitou, mas chutou para fora.

 * Se o time tinha alguma possibilidade de chegar ao 2º gol e levar a decisão para as penalidades, deixou de ter aos 34, quando o treinador colocou Neilton e tirou, a meu ver equivocadamente, o jovem Leandro. Se Leandro tentava alguma coisa até aquele momento, com sua saída o time perdeu a força. Exemplo disso foi aos 36, quando Emerson Silva com a posse de bola no nosso campo, lançou inutilmente para a frente, para absolutamente ninguém.

 Cartões

 Amarelo para Luis Ricardo, Bruno Silva, Salgueiro, Leandro e Diego.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo (Diego); Lindoso, Bruno Silva, Gegê, Leandro (Neilton) e Salgueiro (Luis Henrique); Ribamar.

 * Atualização: fui informado por alguns torcedores que estiveram presentes ao estádio que Leandro pediu substituição. Como não estava no estádio (não sou do Rio de Janeiro), tal pedido não havia sido notado na transmissão. Diante disso, retiro aqui a minha crítica à substituição, mantendo a opinião sobre a queda de rendimento do time após a saída, neste caso inevitável, do jovem meia.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: