sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Relembre o mês de janeiro do Botafogo

 Logo no início do ano, mais precisamente no dia 2 de janeiro, comemoramos o aniversário do nosso “Paredão”. Em 2016 Jefferson completou 33 anos e mereceu, deste espaço, os parabéns.

 Vínhamos de campanha e título da série B e as incertezas e preocupações existiam, até pela falta de contratações de destaque, muito em virtude da grande dificuldade financeira vivida pelo clube. Nos preocupava penhoras feitas, mesmo com o retorno ao Ato Trabalhista, assim como preocupava a falta de um patrocínio. Não deixamos de citar a preocupação com a dificuldade para aumentar o número de sócios torcedores e pedimos o cumprimento da promessa de campanha, de direito a voto aos referidos sócios.

 Diante disso, a segunda postagem do ano teve como título “O que esperar do Botafogo em 2016?” e gostaríamos de destacar o seguinte trecho: “Antes de qualquer outra coisa, que não nos faça correr risco no Brasileiro. Que não vivenciemos mais tal sofrimento e decepção”.

 Tivemos no início do mês a estreia do clube na Copa São Paulo de Futebol Junior, com vitória por 4x2 sobre o São Bento, gols de Lucas Campos, Matheus Fernandes, Marcelo e Rickson. A segunda partida de nossa equipe sub20 na Copa São Paulo foi com vitória sobre o Sobradinho, por 3x1 e classificação garantida para a fase seguinte. Os gols foram marcados por Ribamar, Matheus Fernandes e Yuri.

 Em meio à disputa da Copa São Paulo, postávamos no dia 5 sobre mais um jogador que entrou na justiça tentando sair do clube. No caso, era o atacante Henrique, cuja ação fosse favorável a ele, o clube perderia mais um atleta sem nada lucrar. Ressaltamos na época que a lamentação não era a saída dele, que tecnicamente nada acrescentou aqui, mas sim a forma como mais um se desligava do clube. Cobramos a importância de informações oficiais sobre a situação.

 No dia 7, por meio de nota oficial, o clube informava o acordo com a empresa de auditoria EY para auditar processos, documentações e contas do clube da gestão anterior, cujas contas relativas ao ano fiscal de 2014 haviam sido reprovadas pelo Conselho Deliberativo, após parecer do Conselho Fiscal.

 No dia 9 o Botafogo fazia a apresentação oficial do elenco para 2016, então composto por:

- Jefferson, Helton Leite, Matheus Cabral e Saulo (goleiros);
- Emerson Santos , Emerson Silva, Igor Rabello, Joel Carli e Renan Fonseca (zagueiros);
- Diego e Marcinho (laterais direitos);
- Diogo e Jean (laterais esquerdos);
- Airton, Dierson, Fernandes, Lucas Zen e Rodrigo Lindoso (volantes);
- Damian Lizio, Gegê, Gervasio Nuñez, Leandro e Octavio (meias);
- Luis Henrique, Neilton e Sassá (atacantes).

 E o nosso sub20 terminou a 1ª fase da Copinha empatando por 1x1 com o Linense, gol marcado por Victor, mas na fase seguinte fomos eliminados pelo Mirassol, em derrota por 1x0.

 No dia 12, o lateral direito Luis Ricardo se apresentou em Domingos Martins para a pré-temporada, após resolver pendências com o São Paulo.

 No dia 15 o Botafogo anunciava o início da Superliga B de voleibol e, com ela, a sua volta às competições nacionais.

 No dia 18 foi publicada, no BID da CBF, a rescisão de contrato do atacante Henrique com o Botafogo. O jogador conseguiu uma liminar e se desligou do clube.

 No dia 23, em amistoso realizado em Cariacica, o Botafogo foi derrotado por 2x1 para a Desportiva Ferroviária, após duas semanas de pré-temporada na serra capixaba. Os dois gols sofridos foram de cabeça, em jogada de bola parada. Nosso gol foi marcado por Gegê.

 Em Nota Oficial, no dia 29, o Botafogo esclareceu encontrar-se totalmente regular com suas obrigações tributárias e na forma que determina a Lei do PROFUT, mas considerando que o prazo para emissão da CND ultrapassaria a data de estreia no Estadual e diante de exigência da Ferj, foram necessárias providências junto ao TJD/RJ, sendo concedida liminar pelo Presidente do referido Tribunal, reconhecendo a regularidade do clube com as normas do PROFUT.

 No dia 30 o Botafogo estreou no Estadual vencendo o Bangu, por 2x0, em São Januário, gols marcados por Gervasio Nuñez e Renan Fonseca, ambos no 1º tempo.

Nenhum comentário: