sábado, 24 de setembro de 2016

Castigo pela falta de ambição

 A derrota por 1x0 na noite deste sábado, em Belo Horizonte, para o América, pode ser considerada um castigo pelo que o Botafogo deixou de mostrar em campo. Faltou ambição à equipe, que somente começou a incomodar e pressionar o adversário após sofrer o gol.

 A equipe alvinegra mostrou ser superior ao adversário, porém o que vale são os três pontos ao final da partida e o nosso time não fez por merecer consegui-los. Podemos nos lembrar do jogo com o Santos, quando, mesmo com a derrota, a equipe foi aplaudida no final, pela luta e empenho demonstrados.

 Hoje até o Jair, em suas escolhas, não foi muito feliz. O Emerson Santos não tem comprometido como lateral, mas faltam alguns recursos, sobretudo no apoio. Não estaria o Alemão em condições de estrear? Também não concordo em deixar Canales em campo, nulo no jogo, e retirar Neilton, que em um lance pode criar algo.

 Sobre a substituição do Camilo, a repórter de campo informou que pela sequência forte que vinha tendo e o desgaste, teria sido poupado, até pelo campo pesado devido à chuva. Sobre isso, prefiro saber a posição oficial do clube sobre o que de fato houve, pois poupar quem pode fazer algo diferente em campo, após uma semana somente treinando e em um jogo até então 0x0 é complicado.
* Em entrevista após o jogo, o treinador teria dito que o jogador pediu a substituição no intervalo. Que ele havia sentido um incômodo no último treino, mas acredita que não deve ser problema, já que saiu para não agravar a lesão. Então está devidamente explicado.

 O 1º tempo foi bem morno, sem chances para ambos os lados e parece que a falta de energia em campo foi transferida para os refletores, aos 29 minutos. Após aproximadamente 15 minutos, a energia foi restabelecida, o jogo reiniciado e de cara tivemos uma chance, após cruzamento de Emerson Santos, que o goleiro quase deixou entrar. Levamos um susto em bola aérea, mas Carli salvou de cabeça, quando a bola se dirigia ao gol.

 Voltamos para o 2º tempo com Leandro na vaga de Camilo. O adversário ameaçou uma pressão no início, conseguíamos neutralizar, mas aos 19 minutos, em bola da esquerda para o lado direito, um jogador mineiro se antecipou à marcação e completou para as redes.

 Logo após sofrermos o gol, o treinador sacou Dudu Cearense e colocou Pimpão, que aos 26 avançou pela esquerda e tentou rolar para a pequena área, mas o goleiro cortou com o pé.

 Aos 28 o treinador fez a terceira substituição, colocando Nuñez no lugar de Neilton. Logo em seguida, em contra-ataque do time adversário, a bola foi da direita para a esquerda, um jogador adversário concluiu de primeira e Sidão salvou com o pé. Ainda tivemos uma chance para empatar, após bola na área, em que Bruno Silva se jogou nela, tocando para o miolo, mas Pimpão não acertou na bola. Nuñez ainda ficou com ela, rolou para o lado e Canales teve a tentativa de conclusão interceptada.

 Estacionamos nos 38 pontos e terminaremos a rodada na 10ª posição, sendo ultrapassados por Grêmio ou Chapecoense, que se enfrentam neste domingo. Nosso próximo jogo será sábado, contra o Corinthians, na Arena Botafogo.


Lances do jogo


1º tempo

- 30 min: Emerson Santos cruzou rasteiro da direita e o goleiro quase deixou a bola ultrapassar a linha de gol;
- 33 min: em cobrança de escanteio da direita para a nossa área, Sidão defendeu parcialmente, um adversário completou de puxada e quando a bola se dirigia para o gol, Carli salvou de cabeça;
- 35 min: após cruzamento de Emerson Silva da esquerda, Dudu Cearense chutou forte e a bola foi desviada para escanteio;


2º tempo

- 19 min: em ataque da equipe adversária, a bola foi cruzada da esquerda para a área, um adversário chegou antes da marcação e marcou o gol que decretou a vitória mineira;
- 26 min: Pimpão avançou pela esquerda, entrou na área, tocou para o meio da pequena área, mas o goleiro esticou a perna e evitou que a bola chegasse aos atacantes alvinegros;
- 30 min: contra-ataque adversário pela direita, a bola foi jogada para o lado esquerdo, um jogador mineiro chutou de primeira e Sidão salvou com o pé;
- 46 min: em bola na área adversária, Bruno Silva tocou para o meio da pequena área, Pimpão não deu em bola, Nuñez ficou com ela, tocou para o lado e Canales foi interceptado;


Cartões

 Amarelo para Carli, Bruno Silva e Airton (3º dele, que não enfrentará o Corinthians).


Escalação/substituições

 Sidão, Emerson Santos, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo; Airton, Dudu Cearense (Pimpão), Bruno Silva e Camilo (Leandro); Neilton (Nuñez) e Canales.

* Atualização com informação sobre a substituição de Camilo.

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: