terça-feira, 16 de setembro de 2014

Qual a pontuação que precisamos?

 Segundo alguns cálculos, 46 pontos conquistados seriam a garantia de permanência na série A. No ano passado essa pontuação não seria suficiente, pois foi com ela que o Fluminense terminou o campeonato, só não sendo rebaixado por questões relacionadas à justiça desportiva.

 O Botafogo conquistou 22 pontos no 1º turno e precisa que a campanha no 2º turno seja um pouco superior, somando pelo menos três pontos a mais do que na 1ª fase, e chegar aos 47.

 Segundo estudo do Departamento de Matemática da UFMG (clique aqui para acesso à página do Departamento), o risco de queda com 46 pontos é de 0,724%. Com 47 pontos o risco diminui para 0,114%, com 45 pontos é de 3,246% e com 44 pontos (o dobro do que conquistamos no 1º turno), as chances de queda são de 10,385%.

 Em 2009, os rebaixados terminaram a competição com 45, 41, 38 e 31 pontos. Nesse ano terminamos em 15º, com 47 pontos.

 Em 2010 os clubes caíram com 42, 37, 33 e 28 pontos. O 16º colocado, Atlético/GO, escapou com os mesmos 42 pontos do Vitória, sendo que o clube baiano foi rebaixado pelos critérios de desempate (no caso, nº de vitórias).

 Em 2011 os 04 rebaixados marcaram 41, 39, 37 e 31 pontos. O 16º escapou com 43 pontos.

 Em 2012, a pontuação dos rebaixados foi 41, 34, 30 e 30. O 16º marcou 45 pontos e escapou da degola.

 Em 2013, se considerarmos apenas os pontos obtidos em campo, os rebaixados teriam 46, 44, 37 e 20 pontos. O clube que marcou 46 pontos (Fluminense) não caiu devido à questões judiciais, que levaram a Portuguesa, que tinha 48 pontos,  a perder 04 pontos e ser rebaixada com 44. Nesse ano, se dois clubes não tivessem perdido 04 pontos e se o Fluminense tivesse sido de fato rebaixado, o 16º teria sido o Criciúma, com 46 pontos, que superou a equipe carioca pelo nº de vitórias.

 O início de nossa campanha no 2º turno está aquém a do 1º turno, já que em duas rodadas não pontuamos e no 1º turno marcamos 01 ponto. Após a 3ª rodada do 1º turno tínhamos 01 ponto e uma vitória amanhã, contra o Bahia, nos deixa com 03 pontos, superando o turno inicial.

 A torcida do Glorioso precisa comparecer em peso amanhã e empurrar o time para essa importantíssima vitória. Se não fizermos nossa parte, a situação pode ficar complicada.

 Saudações alvinegras.


 Twitter: @OpiniaoBotafogo

4 comentários:

Marcos Paret disse...

Fala Cadré.

Números, números e mais números meu amigo. O importante hoje, seria fazermos pontos nos jogos possíveis e não dormir neles (algo tipo, vitória amanhã é obrigação).

O problema é que agora, teremos que ir de..

- Póbson
- Carlos (garrafão) Aberto
- Sheik de Araque
- Onde está Wally?
- Zeba-nana

Vamos na fé então.. rsrs

Cadré disse...

Paret, calculadora sempre à mão nessa situação...kkk
Eu diria que vitória amanhã é imprescindível.
Os "dirigentes" estão "atirando" pra todos os lados, perdidos. A situação geral do clube nos deixa "num mato sem cachorro" ou "mais perdidos do que cego em tiroteio". Para você ver, agora li que há a possibilidade de reintegrarem Yguinho, Lucas Zen, os gêmeos...
Fato mesmo é que a torcida precisa fazer a parte dela, pois antes de ser "A" ou "B", quem de fato está em campo e que importa para nós é a camisa Gloriosa do Fogão.

Marcos Paret disse...

Meu amigo, o jogo desta noite é mais importante até do que a nossa classificação para a Libertadores há 10 9 meses. Eu diria até que pode vir a ser um dos jogos mais importantes do ano.

Ele servirá.

- Em caso de derrota.. para desestabilizar o time na viagem para pegar um Criciúma querendo vingança pelos 6x0.

- Em caso de vitória, tranquilidade para, em caso de derrota em Sta. Catarina, voltar e encarar o Goiás com a mesma moral que jogamos contra o Santos.


Ou seja, a conclusão lógica, nesta lógica torta do futebol, é que um insucesso hoje pode significar mais 2 seguidos, se é que você concorda comigo.

Cadré disse...

Concordo Paret, insucesso em jogo como esse, acaba abalando o time e a torcida também.