quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Rendimento das duplas de zaga

 Se analisarmos os números das duplas que atuaram em nossa zaga, poderemos verificar que a questão de termos sofrido 38 gols na competição, 08 a mais do que marcamos, não foi o "nome", não foi quem atuou no miolo de zaga.

 O problema parece ser, na realidade, o sistema defensivo como um todo. Fizemos algumas partidas com três jogadores avançados e a coisa não funcionou, perdemos pontos importantes, houve muitos espaços entre os setores, basicamente estivemos sem meio de campo, sobrecarregando a marcação.

 No último jogo o treinador fechou mais o time, colocou 04 jogadores no meio, com Rogério e Wallyson na frente. O time, mais fechado, teve o sistema defensivo mais sólido e praticamente não foi ameaçado no 1º tempo, quando não havia desgaste físico. No 2º tempo eles chegaram um pouco mais, até por termos voltado mais fechados e um pouco mais desgastados, mas a marcação se manteve. Nesse jogo, Rodrigo Souto atuou como zagueiro e teve uma boa participação.

 Considero que o treinador deveria manter a formação mais fechada, buscando encaixar contra-ataques. O time fica mais sólido e menos vulnerável defensivamente.

 Seguem os números das nossas duplas de zagueiros:

- Bolívar/Dória - 13 gols sofridos em 10 jogos - média 1,3 por jogo;
- Bolívar/André Bahia - 17 gols sofridos em 14 jogos - média 1,2 por jogo;
- Dankler/André Bahia - 04 gols sofridos em 03 jogos - média 1,3 por jogo;
- Matheus/André Bahia - 02 gols sofridos em 02 jogos;
- Dankler/Matheus - 01 gol sofrido em 01 jogo;
- Rodrigo Souto/André Bahia - 01 gol sofrido em 01 jogo.

 Individualmente são estes os números:

- Bolívar - participou de 24 jogos e o time sofreu 30 gols - média 1,25;
- Dória - participou de 10 jogos e o time sofreu 13 gols - média 1,3;
- André Bahia - participou de 20 jogos e o time sofreu 24 gols - média 1,2;
- (*)Dankler - participou(*) de 04 jogos e o time sofreu 5 gols - média 1,25;
- Matheus - participou de 03 jogos e o time sofreu 03 gols - média 1,0;
- (*)Rodrigo Souto - participou(*) de 01 jogo e o time sofreu 1 gol - média 1,0.

 (*) Os números relacionados a Dankler e Rodrigo Souto se referem apenas à participação deles como zagueiros, que é a posição em análise. Eles participaram de outros jogos, em outras posições, mas estes números não fazem parte da análise.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

2 comentários:

Marcos Paret disse...

É meu amigo.

Não conhecemos nada de bastidores, não sabemos ao certo se um ou outro jogador é de grupinho e desagregador mas os números da dupla Bolívar/André já mostram que algo deveria estar errado.

Não podiam ter tomado 17 gols em fase na qual vários dos nossos adversários eram de ruins para sofríveis, descontando-se apenas os 2 do Bahia, que ponho na conta do Sheik.

Cadré disse...

Paret, antes de fazer esse levantamento eu achava que alguma dupla de zaga se sobressaía. Não esperava médias parecidas. Claro que aquelas com poucos jogos não conta muito.