sábado, 11 de abril de 2015

Botafogo perdeu o jogo e a vantagem

 A derrota do Fogão por 2x1 diante do Fluminense fez o alvinegro perder a vantagem que tinha de jogar por dois empates. Menos mal que ainda conseguimos marcar um gol aos 40 da 2ª etapa, que nos mantém vivos na competição.

 O Glorioso agora precisa vencer por um gol de diferença para forçar a decisão por pênaltis ou por dois gols ou mais de diferença para avançar para as finais do Estadual.

 O atacante deles, em entrevista, disse que o resultado foi justo. Ele deve ter se referido a outro jogo qualquer, afinal o Botafogo foi superior no 1º tempo e somente saiu atrás por falhas individuais. No 2º o jogo ficou aberto, eles poderiam ter ampliado, como nós empatado, como em chance que Arão teve aos 46.

 Hoje não posso deixar de cornetar o treinador, que justificou a escalação modificada na Copa do Brasil, que quase causou nossa derrota, ao fato de que ainda haveria o 2º jogo no Rio. Ele quis mostrar que tomava como base o regulamento. Neste sábado o time voltou para o 2º tempo com a desvantagem de um gol e bem diferente do 1º tempo, mais desorganizado e exposto a contra-ataques. Se a derrota por um gol seria ruim para o jogo de volta, imagina com diferença maior. O que teria ele orientado no intervalo para o time voltar pior? Esqueceu o regulamento, diferente do que ocorreu na Copa do Brasil?

 No 1º tempo chegamos logo aos 6 minutos, após chute cruzado de Jobson, com o goleiro mandando a escanteio. Aos 15 Elvis tocou para Bill, o zagueiro falhou, mas o atacante chutou por cima. Aos 23 Carleto cruzou bola na área deles em cobrança de falta, mas o goleiro deu um tapinha e salvou.

 O adversário chegava apenas em contra-ataques e aos 41, após bola perdida por Jobson no campo de ataque, eles avançaram pela direita, a bola foi cruzada em nossa área, Renan Fonseca não subiu e possibilitou que o atacante cabeceasse livre para as redes, abrindo o marcador. Gilberto também estava próximo da jogada e não esboçou reação.

 Em relação à bola perdida por Jobson, gerando o contra-ataque e o gol, essa não foi a primeira. Ele foi substituído no início do 2º tempo e saiu contrariado. Na realidade ele deveria ter saído antes. Ainda tivemos uma cobrança de falta aos 44, mas o chute de Carleto foi para fora.

 Voltamos pior para o 2º tempo. O treinador colocou Sassá aos 9, na vaga de Jobson. Na jogada seguinte, Renan foi obrigado a fazer duas defesas seguidas, evitando o 2º gol. Aos 10, novamente Renan salvou, em jogada em que Renan Fonseca foi facilmente batido pelo jogador adversário.

 Aos 14 o treinador abriu mais o time, tirando Tomas e colocando Pimpão. Ele disse que teria sido essa uma das melhores partidas de Tomas. Por mais motivador que ele seja, não precisa exagerar, afinal Tomas foi mal no jogo. Infelizmente Pimpão também não entrou bem.

 Tentávamos chegar na base do abafa e aos 15 Carleto chutou de longe para difícil defesa do goleiro. Lembram da bola perdida por Jobson que gerou contra-ataque e gol deles? Aos 25 do 2º tempo foi Carleto que bobeou no ataque, mas por sorte eles desperdiçaram o contra-ataque.

 Aos 28, após bola cruzada da esquerda, Gilberto caiu com os braços levantados, tocando na bola e o juiz marcou o pênalti. Na cobrança, aos 29, o adversário ampliou: 0x2. Um detalhe é que um adversário tocou com o braço na bola em ataque nosso e o árbitro ignorou. É esse mesmo time que vem reclamando que é prejudicado na competição?

 Aos 30 Fernandes entrou para a saída de Elvis. E foi de Fernandes que partiu um grande lançamento da esquerda para a área adversária, onde Arão dominou e chutou de virada, diminuindo o placar: 1x2. Arão ainda recebeu outra bola no ataque aos 46, mas pegou mal e perdeu a chance de empatar a partida.

 Carleto recebeu cartão amarelo.

 Destaco a atuação de Renan, que fez grandes defesas e vem mostrando que pode nos ajudar nas ausências de Jefferson. Por outro lado, Bill e Carleto deixaram muito a desejar, além de Jobson e Renan Fonseca.

 Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Alisson e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Elvis (Fernandes) e Tomas (Pimpão); Jobson (Sassá) e Bill.

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

5 comentários:

Wesley Machado disse...

André, claro que a vantagem do empate era importante, mas penso que agora estamos ainda mais engasgados com eles e o time deverá - pelo menos tem de - entrar mordido.

O que me preocupa é que para uma possível decisão de pênaltis não vamos ter o Jefferson, que faz a diferença. Mas quem sabe o Renan não surpreende e nos salva.

Cadré disse...

Wesley, o nosso gol no final da partida nos colocou com plenas condições de reverter a situação.

Claro que no jogo de volta terá que haver mais atenção, evitando lances como o do 1º gol deles.

Se formos para decisão de pênaltis, com certeza a aus~encia de Jefferson preocupa, mas precisamos confiar e torcer para Renan.

Marcos Paret disse...

Com o placar em 2 cheguei a temer que o time pudesse jogar a chance de ir à finalíssima fora mas depois que vi, primeiro enquadrarmos o time dele como se fôssemos do mesmo nível (individual e coletivo) e depois,fazermos o nosso gol e não empatarmos por puro acaso, voltei a sentir o gostinho da classificação.

Marcos Paret disse...

Também fiquei com esta idéia de que, depois de, mesmo tendo time inferior, termos enquadrado os caras na maior parte do jogo, com o gol no fim, tudo é possível no sábado.

Cadré disse...

Estamos bem vivos na competição, Paret.

Dominamos o 1º tempo e levamos o gol em vacilos que não podem ocorrer no próximo jogo da semifinal.