segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mais sobre o 1º jogo da decisão


 A derrota de ontem, por 1x0, nos acréscimos, passou a vantagem do empate para o adversário. Embora um resultado normal para um clássico, considero que o mesmo foi injusto, pelo que se viu em campo. Como citei na pré-postagem, ainda na viagem de retorno, foi um castigo pelas chances desperdiçadas, que acabaram sendo fatais.

 Começamos com o domínio do jogo e criamos uma chance com menos de um minuto, com a bola tocando no travessão. Após a parada técnica o adversário foi quem passou a jogar melhor e encontrar espaços na nossa defesa, mas os chutes foram descalibrados e os cruzamentos equivocados, para a nossa sorte, até ali. Chance mesmo por parte deles apenas após uma falha de Giaretta, mas não aproveitada.

 Voltamos melhor para a 2ª etapa, mas depois começamos a perder o meio de campo e eles tentaram pressionar, entretanto Renan não teve muito trabalho.

 Após a parada técnica melhoramos e criamos situações para abrir o placar, entre elas: Bill perdeu uma oportunidade incrível dentro da área; Arão esbarrou na trave; Sassá cruzou rasteiro, mas Bill não alcançou (em decisão, até se jogar para tentar alcançar a bola seria válido, seria...).

 Com tantas oportunidades desperdiçadas sofremos o gol nos acréscimos em jogada de bola parada, quando deveria haver bom posicionamento defensivo e total atenção.

O resultado foi injusto (imagem: Opinião Botafoguense)
 A quantidade de faltas marcadas a favor do adversário irritou os torcedores alvinegros nas arquibancadas, assim como os jogadores em campo, pois amarrava nosso jogo.

 Continuamos com problemas em nosso setor de criação, com espaços defensivos e com a necessidade de um atacante daqueles que chamam de “matador”.

 O Maracanã recebeu 45 mil torcedores, sendo aproximadamente 39 mil pagantes e não faltou incentivo por parte dos alvinegros. Se eles cantavam de lá, os alvinegros faziam o mesmo de cá.

A torcida fez a parte dela (imagem: Opinião Botafoguense)


 Receberam cartões amarelos: Gilberto, Carleto, Marcelo Mattos e Bill.

 Botafogo: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes e Gegê (Tomas); Pimpão (Sassá) e Bill.

 Não costumo fazer análise individual de cada atleta, geralmente destaco alguns que foram bem e outros mal, mas farei desta vez:

- Renan: não teve trabalho, sem culpa no gol;
- Gilberto: não gostei da atuação dele ontem. Não foi bem na marcação, sobretudo no 1º tempo, e não esteve inspirado no apoio;
- Renan Fonseca: para mim, o grande destaque do time ontem. Jogou por ele e pelos companheiros de defesa;
- Giaretta: pelas atuações, tem mostrado que ajudará bem mais jogando como volante do que como zagueiro;
- Carleto: não tenho gostado de suas atuações, mas ontem, em minha opinião, teve atuação um pouco superior a de Gilberto;
- Marcelo Mattos: alguns vacilos, como na demora a despachar a bola em alguns lances, mas o mesmo jogador voluntarioso de sempre. Sua experiência é importante em jogos como este;
- Willian Arão: depois de Renan Fonseca, foi quem atuou melhor no time;
- Fernandes: procurou ajudar, mas não esteve numa tarde boa;
- Gegê: não sei se posso dizer que foi mal, em função de tão discreta que foi sua atuação. Não pode ser o encarregado do setor de criação do time, mesmo com os desfalques;
- Tomas: entrou no lugar de Gegê e pareceu, após os primeiros toques na bola, que ontem seria diferente, mas infelizmente não foi isso que aconteceu e ele não conseguiu ajudar;
- Pimpão: teve uma boa atuação no 1º tempo jogando pelo lado esquerdo. Depois foi deslocado para a direita, mas os cruzamentos não saíam bons. Na 2ª etapa jogou aberto pela direita, criou boas situações, mas cansou e foi substituído;
- Sassá: substituiu Pimpão e criou algumas situações boas de ataque, mas faltou um companheiro para ajudá-lo no ataque;
- Bill: perdeu uma chance clara de gol. Tem cometido muitas faltas e tentado cavar outras a favor, mas parece marcado pela arbitragem, que acaba não marcando. Não tem agradado.

 Saudações alvinegras.

7 comentários:

Marcos Paret disse...

Cadré.

Também sou pela opinião sobre a injustiça no resultado mas digo que após as saídas do Dagoberto e do Marcinho, o time deles cresceu de forma muito consistente e ganhou um gás que não tivemos naquele final.

Claro que ganharam gás mas não chegavam muito próximo do Renan mas ainda assim, atacavam, atacavam e atacavam.

Só não sei como o William Arão, o melhor em campo, foi cometer aquela falta, totalmente desnecessária.

Wesley Machado disse...

Também considerei o Renan Fonseca o melhor do time. Realmente o Giaretta vai melhor de volante. Precisamos de outro zagueiro para a Série B. Meu pai lembrou do Emerson - calma (rs) - zagueiro com este nome não traz boas lembranças, mas é o que era do Coritiba e não está sendo utilizado no Inter.

Cadré disse...

Paret, dá para reverter no domingo, só não pode acontecer os vacilos defensivos e ofensivos do jogo de ontem.

Cadré disse...

Wesley, é uma boa lembrança o Emerson ex-Coxa. Confesso que não faço ideia onde ele está atuando atualmente.

Wesley Machado disse...

Quem fez a falta que resultou no gol, acho foi o Marcelo Mattos.

Marcos Paret disse...

Fiquei em dúvida entre Mattos e Arão Wesley.. Fiquei tão pto qdo vi a falta (ainda antes do gol) que a cabeça nem pensou direito.

Acho que domingo, o time não só vai entrar focado como principalmente, vai partir com tudo na tal blitz inicial, blitz essa para a qual o ótimo Doriva já preveniu o seu elenco.

De qq forma, se formos para cima mas com a segurança na marcação ante a perda da bola, não creio em surpresas.

Cadré disse...

Confesso que não percebi quem cometeu a falta, mas parece que o cartão para o Mattos foi nesse lance.

Domingo é ir para cima que dá para reverter a situação, mas precisamos sim manter a atenção em todos os lances durante todo o jogo.