sábado, 18 de abril de 2015

Na garra, o time desacreditado no início, avançou para a final

 O Botafogo venceu o Fluminense por 2x1, no Niltão, devolvendo a derrota da primeira partida da semifinal e venceu também nas penalidades máximas, se classificando para a final do Estadual.

 O clube era considerado no início do ano, por boa parte da imprensa, como a quarta força da competição. Aos poucos o Glorioso foi conseguindo as vitórias, avançando na classificação até conquistar a Taça Guanabara. Agora, depois da conquista, veio a classificação para a final, jogando por terra vários palpites contrários.

 Para a partida de hoje o alvinegro entrou diferente em campo, com Marcelo Mattos, que esteve ausente de vários jogos, devido à contusão, Giaretta na zaga, na vaga de Alisson e com Pimpão na frente ao lado de Bill.

 O jogo iniciou e com menos de um minuto Elvis sentiu um problema muscular e precisou dar lugar a Gegê. O Glorioso teve amplo domínio no 1º tempo, acuando o adversário em busca do gol e, logo aos 6 minutos, Marcelo Mattos jogou a bola na área, Bill tocou de cabeça para trás, Pimpão se antecipou à zaga e cruzou na pequena área para Fernandes, livre, escorar para as redes: 1x0 Fogão.

 Continuávamos pressionando. Aos 15 cruzamos uma bola rasteira, paralela a linha de gol, mas ninguém conseguiu empurrar para as redes. Aos 19 Pimpão deu um voleio com força e a bola passou um pouco acima da meta.

 Aos 22 Gegê roubou a bola de um adversário no meio de campo, tocou para Gilberto, que enfiou um bolão para Bill avançar, finalizar duas vezes e ampliar: 2x0 Fogão!

 Aos 27, após grande jogada, Pimpão obrigou o goleiro a mandar para escanteio. Um minuto depois tomamos um susto após cobrança de falta deles pela direita, em que o zagueiro cabeceou no travessão.

 Tivemos nova chance aos 41, quando Bill tocou para Fernandes, mas este foi desarmado quando iria chutar. Um minuto depois, Arão bobeou no meio de campo, proporcionou ataque rápido do adversário, o atacante caiu com a chegada de Renan e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, aos 43, eles diminuíram: 2x1.

 A dúvida era como reagiria o Botafogo na 2ª etapa, com o gol sofrido no final do 1º tempo. E voltamos tomando sustos, já que aos dois minutos um atacante recebeu livre, de frente para Renan, mas chutou por cima. Aos 5 chegaram novamente, em chute cruzado com perigo.

 O que começou a ficar evidente é que o alvinegro, que pressionou bastante no 1º tempo, se mostrou bem inferior na 2ª etapa em termos de condicionamento físico. O treinador mexeu na equipe aos 11, após Fernandes levar pancada na cabeça e precisar sair do jogo. Em seu lugar entrou Luis Ricardo.

 Continuávamos sofrendo pressão, com Marcelo Mattos sentindo câimbras e Bill sentindo a perna. Aos 20, o treinador tirou o extenuado Pimpão, destaque do 1º tempo e colocou Jobson.

 Em seu primeiro lance, Jobson recebeu na área de Luis Ricardo e chutou forte, com o goleiro espalmando. Aos 32, em falta cobrada da direita, o zagueiro deles se antecipou à nossa zaga e mandou no travessão.

 Visivelmente com as condições físicas bem desgastadas, o time se segurou até o apito final e foi para a decisão por pênaltis.

 Nas cobranças de tiros livres vencemos por 9x8, com Renan, que havia defendido duas penalidades, fazendo o gol da vitória.

 Nossos cobradores foram: Marcelo Mattos (perdeu a cobrança); Gegê (converteu); Gilberto (converteu); Carleto (converteu); Diego Giaretta (perdeu a cobrança).

 Nas cobranças alternadas: Renan Fonseca (converteu); Jobson (converteu); Bill (converteu); Luis Ricardo (converteu); Willian Arão (converteu); Renan (converteu).

 Receberam cartões amarelos: Renan e Luis Ricardo.

 O momento é de comemoração, mas fica apenas uma observação: o clube precisa se reunir com a comissão técnica para discutir a nossa preparação física. Essa questão tem preocupado e hoje quase prejudicou a classificação para a final.

 Por outro lado, a garra, o ímpeto e o respeito pela camisa alvinegra, demonstrados pela rapaziada hoje, foram de se aplaudir.

 Botafogo: Renan, Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão, Fernandes (Luis Ricardo) e Elvis (Gegê); Pimpão (Jobson) e Bill.

 Saudações alvinegras!!!

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

4 comentários:

Cadré disse...

O amigo Paret comentou sobre a vitória contra o Fluminense na postagem anterior e reproduzo aqui o seu comentário:

Marcos Paret disse...
Fooogããããããooo pooooooooooo........a

Ninguém cala, ninguém segura.

Time fraco sim, mas conjunto valoroso, glorioso, valente e guerreiro.

18 de abril de 2015 21:48

Cadré disse...

Paret, a gente sempre pede que honrem a camisa gloriosa do Botafogo e hoje eles fizeram isso muito bem.
Que venha a final e, independente do adversário, teremos a vantagem de dois empates.

Wesley Machado disse...

Estive no estádio vendo o jogo in loco. Parecia que conseguiríamos uma classificação tranqüila para a nossa sétima final em nove anos, mas ela veio, como diria Galvão, de maneira dramática, com muito sofrimento e emoção! Renan cometeu o pênalti e se redimiu de maneira brilhante! A torcida teve papel fundamental pressionando os adversário e incentivando os nossos jogadores nas cobranças de penalidades!

Cadré disse...

Wesley, você foi buscar a classificação!

Podíamos sim ter matado o jogo no 1º tempo.

A transmissão deu destaque ao fato de Pimpão estar um pouco adiantado no 1º gol. Para mim, no lance do pênalti, o atacante buscou o contato com o goleiro, deixando o pé, lance bem parecido a um que ocorreu hoje no jogo Chelsea x Manchester United, quando o atacante do Manchester foi advertido por simulação.

Lances polêmicos à parte, estamos na final e com vantagem de dois empates.

Agora é aguardar nosso adversário.