quarta-feira, 15 de abril de 2015

Classificação para comemorar / Atuação para preocupar

 Foi muito importante a vitória por 4x2 contra o xará da Paraíba, pela classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, mas foi preocupante o futebol apresentado e a pressão do adversário.

 No 1º tempo começamos melhor. Logo aos 14 minutos Elvis fez boa jogada, arrematou e o goleiro mandou a escanteio. Após a cobrança, aos 15, Jobson cabeceou do 1º para o 2º pau, onde Bill precisou escorar duas vezes para mandar para as redes: 1x0 Fogão.

 Quem achou que após o gol sobraríamos no jogo, se enganou, pois passamos a deixar espaços defensivos (fato recorrente nesse time) e Renan teve que fazer algumas defesas.

 Aos 34 Elvis lançou Arão, que recebeu na área, pelo lado direito, rolou rasteiro para o miolo, onde Tomas, livre, só escorou e ampliou: 2x0 Fogão.

 Alívio? Que nada! Dois minutos depois do nosso 2º gol, eles quase marcaram, quando o atacante recebeu na frente, tocou na saída de Renan, mas a conclusão foi fraca e Alisson interceptou antes da bola chegar perto do gol. Renan apareceu bem novamente aos 43.

 Passamos a cometer faltas na proximidade da nossa área, sendo que numa delas, cometida por Elvis, aos 46, resultou no 1º gol do adversário, após bela cobrança aos 47.

 O Glorioso voltou para a 2ª etapa com Pimpão na vaga de Jobson, que foi mal no 1º tempo. A questão é que Bill, fora o gol marcado, nada produziu também.

 Logo aos 2 minutos, Elvis tocou boa bola para Tomas, que chutou da entrada da área, mas em cima do goleiro. Eles chegaram com perigo aos 6, mas a conclusão foi fraca e Renan estava atento.

 Continuávamos dando espaços e nitidamente perdemos o meio de campo, mas o treinador preferiu abrir mais o time aos 16, tirando Tomas e colocando Sassá. Tomas não estava bem, mas então que entrasse Fernandes. Para entrar Sassá, que saísse Bill. Em minha opinião, mexeu mal no time.

 Exagero na avaliação? Não acho, já que os espaços continuaram e eles assustaram com chegadas como aos 23 minutos, quando Renan foi obrigado a salvar com o pé.

 Aos 24 o treinador resolveu, enfim, colocar Fernandes, mas tirou Elvis, que ainda tentava algumas jogadas, mantendo três atacantes. Há algum problema em substituir o atacante Bill?

 O alívio pareceu que viria aos 26, após Arão roubar boa bola no campo de ataque, tocar para Pimpão na direita, receber de volta e mandar para as redes: 3x1 Fogão. Apenas pareceu, pois eles não desistiram.

 Aos 34 Carleto evitou que a bola saísse pela lateral e entregou nos pés do adversário, que cruzou, o atacante dominou livre, de frente para Renan, e mandou para as redes: 3x2.

 A preocupação dos torcedores era grande, até que aos 44 minutos aconteceu o 4º gol, após boa jogada de Luis Ricardo pela direita, que tocou na área, o zagueiro falhou e Sassá aproveitou e mandou para as redes: 4x2. Agora sim, o alívio!

 Receberam cartões amarelos: Tomas, Elvis e Giaretta.

 Preocupa demais os espaços defensivos deixados pelo time, assim como preocupa o nosso meio de campo não se impor nas partidas. Os dois fatores, em conjunto, fazem nossos adversários gostarem do jogo, crescerem no mesmo e nos causar dificuldades. São problemas que reiteradamente temos observado e não é corrigido. A pergunta é: por qual motivo não se corrige? Falta qualidade a atletas ou ao treinador? Afinal, quero crer que esse time treina, mas evolução que é bom, até agora nada.

 Com a classificação teremos pela frente, na próxima fase da Copa do Brasil, o Capivariano/SP.

 Agora vamos voltar a atenção para a semifinal de sábado, no estádio Nilton Santos, quando buscaremos a classificação para a final do Estadual.

 Botafogo: Renan, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Alisson e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Elvis (Fernandes) e Tomas (Sassá); Jobson (Pimpão) e Bill.

 Saudações alvinegras!

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

8 comentários:

Wesley Machado disse...

André, gostei justamente dos jogadores do meio: Elvis, até mesmo do Tomas (voltava para marcar), Giaretta, Arão e, principalmente, do Fernandes! É assim mesmo. Não podemos querer a perfeição.

A zaga realmente não passa confiança. Mas pior não é o miolo. Somos atacados a todo momento pelo lado esquerdo da defesa, onde o Carleto deixa uma avenida, não apóia e não marca ninguém.

Mas para não dizer que não falei dos Flores, sábado estamos confirmados no Nilton Santos (ingressos comprados) a família toda, inclusive minha mãe, sua amiga Ezilane, que hoje até já vestiu a camisa do Fogão!

Fernando Gonzaga disse...

o problema é que nosso meio é muito lento e não existe aproximação entre meio e ataque...a defesa é mal protegida e o ataque com Bill é peso morto porque ele pouco se movimenta

Cadré disse...

Wesley, não gostei da atuação do Tomas. Acho que só fez o gol, mais nada, mas Jobson e Bill também foram nulos (Bill também só o gol).
Elvis buscou jogadas, deu passe para Arão no lance do gol do Tomas. Deu bola com açúcar para Tomas no 2º tempo.
Mas o que reclamo é que o meio não se impõe e com isso deixa os adversários impor jogos.
Muito legal a presença de vocês no próximo sábado. Espero que tenha registrado esse fato da sua mãe (rsrs)!!

Cadré disse...

Fernando, concordo que falta maior compactação entre os setores, o que gera espaços entre eles e riscos para nossa defesa.
Quanto ao Bill, é exatamente isso: marca alguns gols, mas deixa a desejar demais.
Obrigado pela participação.

Marcos Paret disse...

No título você já disse tudo.

Mas minha opinião é que a zaga está do jeito que está a maioria dos times meia boca por aí e assim, se vierem um ou dois meias de ligação decentes, isto pode ficar minimizado em relação aos defeitos.

Vejam ontem como, apesar de ter uma zaga ridícula, a saída de bola do xará era altamente elogiável. Porque então não estudar como fizeram isso.

Foi a qualidade dos homens do meio para a frente? Foi a mão do treinador?

Ainda dá tempo para corrigir estas falhas.

Cadré disse...

Paret, dá tempo sim.

Nosso time fica muito espalhado em campo e esta não compactação gera espaços aos adversários, mas cabe ao treinador corrigir isso, o que tem me preocupado.

Marcos Paret disse...

Fooogããããããooo pooooooooooo........a

Ninguém cala, ninguém segura.

Time fraco sim, mas conjunto valoroso, glorioso, valente e guerreiro.

Cadré disse...

Paret, vou pedir licença e reproduzir seu comentário nos comentários da postagem do jogo.