domingo, 5 de junho de 2016

O desânimo toma conta

 Mais uma derrota do Botafogo no campeonato, a quarta em seis rodadas, desta vez por 3x0 para o Santos, no Pacaembu. O alvinegro se encontra na lanterna da competição e só terminará a rodada fora dela se o Sport for derrotado por dois gols de diferença em Recife.

 O argumento de muitos desfalques não serve para hoje, já que o adversário também estava sem seus principais jogadores. Lembrando que já havíamos perdido para a equipe reserva do São Paulo.

 Não há como pedir ânimo ao torcedor alvinegro, diante do cenário que estamos vivenciando. Tanta humilhação gera revolta, indignação. Hoje, por exemplo, ocorreu falha do goleiro, pênalti perdido, gol contra, além da reiterada ineficiência ofensiva.

 A direção precisa agir de forma equilibrada, mas PRECISA AGIR. Se há setores no clube, dirigentes, assessores, que não funcionam, que se mude. Repetindo, estamos na LANTERNA do campeonato. Apenas seis rodadas se passaram e a água já está no pescoço. São quatro pontos apenas em dezoito disputados, com 22% de aproveitamento.

 Com 10 minutos de jogo o adversário abriu o placar, após vacilo defensivo. Nossa única chance foi uma bola enfiada para Ribamar, interceptada pelo goleiro. Faltando 10 minutos para o fim da 1ª etapa, após chute cruzado, eles ampliaram, em bola defensável.

 Voltamos para o 2º tempo com Neilton e Nuñez nos lugares de Anderson Aquino e Gegê, que nada haviam produzido. Tivemos a chance de diminuir aos 13, em cobrança de pênalti, mas Neilton desperdiçou, jogando para fora. Para completar a má fase, o 3º gol foi marcado contra, por Bruno Silva.

 Algumas observações:

- até quando insistir com Gegê? Jogamos, praticamente, com um a menos no 1º tempo;
- Helton Leite continua inseguro e falhou mais uma vez;
- Anderson Aquino pouco ou nada produziu;
- a ausência de Carli tem nos prejudicado bastante defensivamente;
- se algumas vezes foi solicitada a efetivação de Diego no lugar de Luis Ricardo, nos dois últimos jogos, em que o titular ficou fora por problemas físicos, pudemos ver que, pelo menos por enquanto, não dá para o jovem assumir a titularidade;
- vou repetir o que disse após o último jogo: insistir com Ribamar vai acabar queimando o garoto;
- o estreante Dudu Cearense mostrou que tem qualidade e poderá ser útil.

Lances do jogo

1º tempo

- 10 min: a bola foi lançada da linha de meio de campo em direção à nossa defesa, o atacante ganhou na velocidade, deu um balão em Helton Leite, apanhou na frente e concluiu para as redes, abrindo o placar;
- 18 min: Anderson Aquino enfiou uma bola para Ribamar, que tentou driblar o goleiro, mas foi desarmado pelo mesmo;
- 34 min: após troca de passes na frente da nossa área, um atacante recebeu na direita, chutou cruzado e Helton Leite aceitou: 0x2;
- 40 min: enfim uma boa troca de passes no nosso ataque, com Diego cruzando, Anderson Aquino ajeitando de cabeça e Gegê chutando em cima de Ribamar.

2º tempo

- 5 min: após cobrança de falta, Helton Leite jogou para escanteio;
- 11 min: Dudu Cearense lançou Diego na direita, que cruzou na área, Neilton foi derrubado e o juiz marcou o pênalti;
- 13 min: Neilton foi para a cobrança da penalidade, deslocou o goleiro, mas jogou para fora;
- 14 min: Neilton pegou um rebote e chutou cruzado, para fora;
- 24 min: após escanteio da esquerda, a bola bateu em Bruno Silva e entrou: 0x3;

Cartões

 Amarelo para Leandro.

Escalação/Substituições

 Botafogo: Helton Leite, Diego, Emerson Santos, Emerson Silva e Victor Luis; Bruno Silva, Dudu Cearense, Gegê (Nuñez) e Leandro; Ribamar (Sassá) e Anderson Aquino (Neilton).

 Saudações alvinegras.

Nenhum comentário: