segunda-feira, 4 de maio de 2015

Foi um bom aprendizado para a sequência da temporada. Sigamos em frente.

 O campeonato estadual serviu como aprendizado para o time do Botafogo, ainda em formação, visando o restante da temporada e a competição mais importante que virá: o Brasileiro. Sim, o principal objetivo do clube tem que ser o retorno para a série A e não podemos perder esse foco.

 Queria muito ter conquistado o título do estadual sim, não desprezo essa competição, mas de nada adiantaria vencê-la se no final do ano não estivermos de volta na série A. Cheguei a ver matéria cujo título dizia que um zagueiro minimizava o fracasso no Estadual. Fracassou? O então desacreditado, a quarta força da competição para muitos, com elenco de série B, deixou para trás dois times que eram considerados favoritos no início do ano.

 Os êxitos alcançados e os tropeços que tivemos no Estadual poderão ser importantes para o resto da temporada. Servirão para análises e lições. A direção precisa avaliar tanto o trabalho da comissão técnica até aqui, quanto o desempenho dos atletas. Os que não forem aprovados que sigam seu rumo e aqueles que precisam melhorar o rendimento, que treinem ainda mais. Torçamos também para que novos atletas que porventura cheguem deem resultado.

 Sobre o trabalho da comissão técnica até aqui, um dos detalhes que me preocupava era em relação à preparação física, mas o clube já fez a devida alteração no setor. O trabalho do treinador mostrou-se eficaz em termos de motivação, isso não dá para negar, mas faltou algo na questão técnica e tática. Pouco se viu de evolução na equipe em relação ao início do campeonato. O jogo decisivo de ontem foi um exemplo, pelo futebol apresentado. Precisamos que o trabalho técnico e tático seja igualado ao desenvolvido na parte motivacional.

 Em relação ao time, faço algumas observações, com as quais podem concordar ou discordar. Acho que o time atual pode fazer boa campanha no Brasileiro, mas algumas questões precisam ser ajustadas:

- Gilberto e Fernandes caíram de produção em relação ao início do Estadual e ambos são importantes. É preciso que a comissão técnica se preocupe com esse detalhe;

- Carleto não começou bem e não percebi melhora em seu rendimento no transcorrer da competição. Talvez uma sombra no elenco fosse necessária. Vamos observar o recém chegado Pedro Rosa;

- O zagueiro Renan Fonseca, que no início não passava segurança, cresceu bastante de produção durante o campeonato, sendo, para mim, uma boa surpresa. Em muitos momentos se desdobrava para cobrir espaços deixados pelos companheiros;

- Giaretta poderá nos ajudar bastante atuando como volante ou até como lateral esquerdo, mas acho que ele não pode ser o companheiro de Renan na zaga. Está aí uma posição que precisávamos trazer um bom jogador;

- Willian Arão é um dos destaques do time e poderia ter Giaretta ao seu lado na cabeça de área ou até algum dos garotos da base;

- Marcelo Mattos, cuja experiência não nos ajudou na decisão e que cometeu algumas falhas, como a que resultou no 1º gol do adversário na decisão, não pode ser titular;

- Nossa maior carência é o setor de criação, que não funcionou até aqui, depois de vários serem testados. Agora teremos a opção de Daniel Carvalho e espero que ele possa ajudar, mas, além dele, seria importante buscarmos outro meia;

- Muitos torcedores têm cobrado um atacante que chegue para resolver. Infelizmente, Bill, pelo que mostrou até aqui, é para compor elenco. Há o argumento que o meio de campo não cria e a bola não chega na frente, mas nas vezes em que chegou, geralmente foi desperdiçada. Um atacante seria a terceira peça importante para a sequência da campanha em 2015.

 São apenas opiniões minhas, sempre pensando no melhor para o time e para uma campanha sem grandes sustos no Brasileiro.

 Antes de terminar gostaria de destacar a vontade que a equipe demonstrou, mesmo quando faltou qualidade. A gente respeita quem luta, se aplica e honra a camisa do clube. 

 Saudações alvinegras.

 Twitter: @OpiniaoBotafogo

4 comentários:

Wesley Machado disse...

Também considero que o Giaretta rende mais de volante. Marcelo Mattos pelo que ganha tem de ver uma maneira de rescindir o contrato. Precisaríamos então de mais um volante pq ñ acredito q o Andreazzi tenha condições de ser titular e o Arão tb poderia jogar mais adiantado, chegando na frente e entrando na área como surpresa. Fernandes ainda não se encontrou. Joga melhor entrando no decorrer do jogo. Daniel Carvalho é diferenciado e pode ser decisivo. Quem prá mim não deu certo foi o Tomás. Temos de pensar se vale a pena insistir com ele. Talvez na Série B mostre a que veio. Diego Jardel se não se machucar mais pode ser útil. Luís Ricardo é bom jogador, precisa ter uma sequência.

Cadré disse...

Pois é, Wesley. O Tomas foi um dos destaques da série B do ano passado e não pode ter sido com o futebol (não) apresentado até aqui no Fogão. Que ainda possa render, é o que esperamos.

Acho que o Pedro Rosa vai jogar contra o Capivariano e poderemos ver como se comporta. Não prestei atenção quando jogava no Voltaço.

Alguém postou no twitter que Gilberto poderia estar de saída para a Itália. Não sei se procede a informação, vamos aguardar.

Wesley Machado disse...

André, lembrei que para a cabeça de área temos o Diérson, que causou boa impressão nas primeiras apresentações - jogador firme. O Aírton parece que tem um problema, pelo salário ser alto, mas penso que deveria ficar. Controlando-se, pode ser o nosso cão de guarda. Para a Série B precisa-se deste tipo de jogador.

Cadré disse...

Wesley, a impressão inicial que tive em relação ao Dierson também foi boa.