segunda-feira, 8 de abril de 2013

Importante buscar a vantagem nas finais


 É importante que o Botafogo, mesmo se vencer o Friburguense na próxima quarta-feira e garantir a classificação antecipada para as semifinais, não perca o foco nas últimas rodadas. Primeiro por que terminando na liderança do grupo entrará com vantagem na semifinal, diferente do que ocorreu na Taça Guanabara, quando o  time teve que se desdobrar para vencer os adversários que jogavam pelo empate, apesar de ter feito isso com propriedade.
 Outro motivo para buscar as vitórias nos jogos que restam na Taça Rio é que, caso não liquide o campeonato vencendo o 2º turno, pelo regulamento poderá haver vantagem nas finais.
 Abaixo destaco um trecho do Regulamento do Estadual de 2013, que está disponível no site da FERJ:

Art. 5º - Caso uma mesma associação seja vencedora da Taça Guanabara (1º turno) e também a vencedora da Taça Rio (2º turno), esta será declarada Campeã Estadual.

Finais

Art. 6º - As Finais do Campeonato serão disputadas em 2 (duas) partidas entre a vencedora da Taça Guanabara (1° turno) e a vencedora da Taça Rio (2° turno).

§ 1º - A associação que tiver a maior soma de pontos ganhos, obtido nos dois turnos anteriores, jogará por dois empates. 

§ 2º - No caso de empate nas duas partidas e ambas as associações tenham obtido o mesmo total de pontos ganhos (Taça Guanabara + Taça Rio) a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista para as competições internacionais. 

§ 3º  - No caso de uma vitória para cada associação será declarada campeã a que tiver obtido maior saldo de gols, computados somente nessas duas partidas. Havendo empate em saldo de gols a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do penalty, na forma prevista pela FIFA para as competições internacionais.

 Nota-se no §1º, do Art.6º, que quem tiver mais pontos, somados os dois turnos, jogará por dois empates, mas no §3º está descrito que se houver uma vitória para cada equipe, pelo mesmo saldo de gols, haverá disputa de penalidades máximas.
 Achei estranho haver vantagem somente no caso de dois empates nas finais, mas é o que está escrito ali. 
 Outro detalhe é que no caso das duas equipes finalistas tiverem a mesma soma dos pontos dos dois turnos, havendo dois empates haverá disputa de pênaltis (§2º), não considerando, para dar a vantagem, outros critérios para desempatar a soma de pontos, como número de vitórias, saldo de gols e número de gols marcados.
 Acho que tais detalhes precisam ser bem entendidos pelo clube, para acumular o maior número de pontos e, assim, levar vantagem no caso de uma possível final.
No momento está assim a classificação geral de Botafogo e Fluminense:


Clubes
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Fluminense
29
13
08
05
0
25
09
16
Botafogo
27
12
08
03
01
29
08
21

 Temos um jogo a menos e, em caso de vitória na quarta-feira, ultrapassaremos o Fluminense. Depois é buscar a vitória nas duas últimas rodadas para terminarmos na frente, mas não é demais enfatizar que o ideal mesmo é vencermos a Taça Rio e liquidarmos de vez com o campeonato.

 Saudações alvinegras.

3 comentários:

Wesley Machado disse...

André, realmente o regulamento está confuso. Será que a vantagem só vale para dois empates ou para dois resultados iguais também? Será que o § 3º, que prevê uma vitória para cada equipe nas finais, não está levando em conta a suposição do § 2º de que duas associações podem terminar empatadas na classificação geral? E esta regra, a normal, só valeria neste caso, das duas associações terminarem empatadas na classificação geral? Vamos torcer para não precisarmos ficar fazendo estas elucubrações e que o Botafogo fature o título logo com a conquista da Taça Rio.

Detalhe que reparei por esta postagem sua. O Fluminense está invicto no Carioca. Ano passado, o Botafogo vinha invicto e perdeu para o Fluminense. Este ano, além de ganharmos o título em cima do Fluminense, poderemos tirar a invencibilidade deles no Carioca. Para a revanche ficar perfeita, só falta devolvermos a goleada!

Cadré disse...

Wesley, da forma como está escrito a vantagem é só para o caso de dois empates mesmo: "§ 1º - A associação que tiver a maior soma de pontos ganhos, obtido nos dois turnos anteriores, jogará por dois empates". Não é falado em jogar por dois resultados iguais ou por 2 empates e uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols. Mas que ficou estranho, isso ficou. Em relação ao Fluminense, houve a derrota para o Vasco por 3x2 na semifinal da Taça Guanabara. Esta derrota não aparece ali, pois os jogos das semifinais e finais de turno não são computados para o somatório geral.

Wesley Machado disse...

É verdade, André. Tinha esquecido desta derrota do Fluminense para o Vasco nas semi-finais da Taça Guanabara. Logo vi.