terça-feira, 19 de novembro de 2013

Renato ou Marcelo Mattos?

 Surge a dúvida no nosso meio de campo. O treinador deve voltar com Marcelo Mattos, que cumpriu suspensão contra o Atlético/PR, ou mantém Renato na equipe, após a grande partida realizada contra o clube paranaense?
 Eu manteria Renato. Só não repetiria o time porque isso é impossível em função da expulsão de Bolívar. Então a minha escalação seria a mesma que entrou em campo contra o Atlético/PR, apenas com a entrada de Dankler na zaga.
 Essa é a minha preferência, mas respeito todos que prefiram Marcelo Mattos de volta.
 Há quem diga que o treinador deve ser coerente, retornando Mattos, pois ele saiu do time devido à suspensão. Eu diria que ele também poderia ser coerente em manter uma formação que se encontrou em campo, que criou oportunidades de gols, que marcou quatro, além de duas bolas na trave, diferente dos jogos anteriores, em que o time foi mal, sem conseguir produzir boas jogadas. Renato ajudou bastante nesse jogo, dividindo com Seedorf a organização do time. Participou de várias jogadas, ajudou na parte defensiva e na frente, como no lance do 1º gol e no passe para Rafael Marques acertar a trave no 2º tempo.
 Há garantia de que se Renato permanecer no time ele irá repetir a atuação? Infelizmente a garantia não existe, apenas a nossa torcida para que mantenha o ritmo e a boa atuação.
 Alguns consideram que para enfrentar o São Paulo no Morumbi será preciso mais pegada no meio de campo e por isso deveria jogar Marcelo Mattos. Por outro lado podemos pensar que a vitória é que nos interessa e jogar recuado, buscando um possível contra ataque ou jogada de bola parada, pode simplesmente fazer o adversário ganhar corpo e nos pressionar.
 São argumentos e contra-argumentos para nossa análise. Na verdade quem vai decidir isso é o treinador e, embora eu prefira Renato, acho que ele vai voltar com Marcelo Mattos. 
 Um último detalhe: Lodeiro já deverá estar à disposição do treinador no domingo, mas como não tem treinado com o grupo e como vinha ficando no banco nos últimos jogos, acredito que o treinador deverá colocá-lo apenas como opção para o transcorrer da partida contra o São Paulo.

 Saudações alvinegras.

4 comentários:

Carlos Henrique disse...

Cadre,

Também sou a favor de manter o Renato. O esquema funcionou e a falta de pegada pode ser compensada pelo passe.

Acho que o São Paulo terá característica parecida com a do Furacão, que é a falta de foco no jogo.

Acho que Mattos pode ser opção melhor contra o Coxa, que já tenderá a partir pra cima.

Abraços

Cadré disse...

É Henrique, a situação do Coxa está bem complicada. Eles devem partir com tudo contra a gente, até porque o jogo é em Curitiba. Seria muito importante se fôssemos para este jogo após vitória em SP, o que nos daria mais tranquilidade, diferente do desespero do Coritiba.

Marcos Paret disse...

Todo mundo está por aí num buzinaço doido, achando que agora Renato é maestro, é rei do pedaço e tem que ser escalado de qualquer forma. Não é bem assim. Não é por aí mesmo.

Uma coisa é uma coisa e outra..... Ou seja, Renato é para uma coisa, Mattos é para outra completamente diferente.

Dependendo do tipo de time do S. Paulo que vier, é jogo para um ou outro. Dependendo do Coxa que enfrentarmos em Curitiba, idem.

Oswaldo, desta vez, deve estar perfeitamente sintonizado no momento de mandar um ou outro jogador a campo pois, de repente, ele se viu novamente com um elenco à sua disposição.

Cadré disse...

Paret, espero que o treinador esteja iluminado e faça a escolha mais acertada para o clube nas diferentes partidas. São estilos diferentes sim de Mattos e Renato. Mattos de mais pegada, com problema em sair jogando e Renato o oposto. A questão é que após um bom tempo, independente de goleada, voltamos a ter uma atuação muito boa, inclusive Renato, e isso nos encheu de esperança para a classificação. Outro fato é que mesmo com marcadores mais de pegada andamos falhando, como contra o Goiás, Inter e até contra a Lusa, quando sofremos um gol e, por sorte, a arbitragem anulou.
A vontade e a torcida pela manutenção do time é para que, com ele, a atuação de sábado também se repita, e que não tenha sido obra do acaso, mas infelizmente não há garantia de grande partida.