segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Análise das 30 rodadas, dividindo-as em 3 grupos

 Após a realização de 30 rodadas do Campeonato Brasileiro, apresento uma pequena análise, dividindo os jogos em 3 grupos: a) da 1ª a 10ª rodada; b) da 11ª a 20ª; c) da 21ª a 30ª.

 Vamos aos números:

 - 01ª a 10ª rodada: o Botafogo venceu 06 jogos, empatou 02 e perdeu 02, conquistando 20 pontos (aproveitamento de 67%). Marcou 15 gols e sofreu 8 (saldo positivo de 07);

 - 11ª a 20ª rodada: o Botafogo venceu 05 jogos, empatou 04 e perdeu 01, conquistando 19 pontos (aproveitamento de 63%). Marcou 18 gols e sofreu 13 (saldo positivo de 05);

 - 21ª a 30ª rodada: o Botafogo venceu 03 jogos, empatou 02 e perdeu 05, conquistando 11 pontos (aproveitamento de 37%). Marcou 11 gols e sofreu 14 (saldo negativo de 03).

 Nota-se que a campanha nos 10 primeiros jogos não foi tão superior à realizada nos 10 intermediários. Houve diminuição de 01 ponto, com o aproveitamento caindo de 67% para 63%. 

 O que chama a atenção é a queda da equipe nos 10 últimos jogos. Nosso aproveitamento caiu para 37%, com 11 pontos conquistados. Se havíamos perdido 03 partidas nas 20 primeiras rodadas, somente nesses 10 jogos sofremos 05 derrotas. Nosso ataque marcou menos gols e a defesa sofreu mais do que cada um dos dois grupos de jogos anteriores.

 Fica para cada um fazer sua análise, se a queda da equipe alvinegra nos 10 últimos jogos é proveniente de desgaste físico ou se o estilo de jogo adotado pelo Glorioso se tornou manjado, com os adversários sabendo neutralizá-lo. 

 Em minha opinião o problema é desgaste físico, ocasionado pelas saídas de jogadores, sobrecarregando muitos atletas, pois em algumas posições o suplente não está a altura do titular, fazendo com que este atue em muitos jogos. 

 Não se pode descartar a queda de rendimento de alguns atletas, como Lodeiro, que não vem rendendo, no momento, o que rendia na primeira metade da competição. Além disso, com atacantes não correspondendo, a contusão de Elias causou problemas também, pois ele era o homem de frente que vinha marcando gols importantes. 

 Saudações alvinegras.

2 comentários:

Marcos Paret disse...

E nessa de desgaste sobrecarregando jogadores Cadré, cito como um dos principais prejudicados o atual motor do time, Rafael Marques.

Este cara deve ter adquirido algumas características de ninja no Japão pois não sei aonde arranja fôlego e como se supera em termos de músculos para aguentar o que aguenta.

Temos que descansá-lo custe o que custar pois se ele "quebrar" nas rodadas finais, acredite, a chance de vermos a vaca ir para o brejo é enorme.

Cadré disse...

Boa essa Paret, rsrs. O nosso ninja está mostrando um preparo físico incrível mesmo, mas não é robô e precisa sim de descanso.