quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Faltou criação, mas a postura esteve melhor

 O Botafogo empatou em 1x1 com o Fluminense num clássico equilibrado e sem grandes emoções. Com o resultado nos mantivemos na 3ª posição, com 43 pontos, mas agora dois pontos atrás do Grêmio. No próximo sábado enfrentaremos exatamente o Grêmio no Maracanã e, se vencermos, retomaremos o 2º lugar.

 Não fizemos uma grande partida, não conseguimos criar grandes chances de gol, mas pelo menos a postura da equipe foi diferente das últimas partidas, tentando um resultado melhor. Nosso lado direito de defesa deu muitos espaços para o time adversário, que por ali criou chances de gol.

 O jogo seguiu equilibrado até aproximadamente os 30 minutos do 2º tempo, quando Henrique, que incomodava a defesa adversária com sua movimentação, saiu para a entrada do lateral Gilberto. A partir daí o adversário pressionou um pouco mais. Se Henrique estava cansado, que então fosse substituído por outro atacante, menos mal que não sofremos o 2º gol, mas corremos riscos.

 O jogo começou e logo aos 2 minutos, após jogada do adversário pela esquerda, a bola foi tabelada, com Biro-Biro recebendo na área e finalizando para o gol: 1x0.
 Aos 7, após bola cruzada da direita na nossa área, Jefferson não alcançou e o atacante cabeceou livre, mas para fora.
 Aos 13 minutos, Seedorf cobrou falta da direita, Rafael Marques tocou de cabeça, a bola bateu em Bolívar e entrou: 1x1.
 Marcelo Mattos recebeu cartão amarelo aos 14 minutos, por falta no meio.
 Aos 18, atacante ganhou fácil de Edílson, cruzou na área, a bola foi desviada e saiu.
 Aos 22, mais uma vez, o atacante recebeu livre na área, mas chutou para fora.
 Aos 27 Edílson arriscou de longe e a bola parou em Lodeiro na entrada da área, mas o chute do meia saiu fraco e para fora.
 Gabriel recebeu amarelo aos 35, por matar um contra-ataque, e não enfrenta o Grêmio.
 Aos 37, depois de boa troca de passes do Botafogo na entrada da área, a bola foi tocada na esquerda para Júlio César chutar cruzado, mas o zagueiro mandou para escanteio.

 O 2º tempo foi de pouquíssimas chances.
 Rafael Marques recebeu amarelo, aos 10, assim como Bolívar, aos 13. O zagueiro, que estava pendurado, não enfrentará o Grêmio.
 Aos 28 minutos o lateral Gilberto substituiu o atacante Henrique.
 Jefferson fez boa defesa aos 36, após jogada aérea do adversário.
 Aos 37 Lodeiro foi substituído por Octávio.
 Edílson recebeu amarelo aos 43 e é outro a não enfrentar o Grêmio.
 Lucas Zen entrou no lugar de Gabriel aos 44 minutos.
 Aos 47, Edílson cruzou da direita, Rafael Marques, marcado, não alcançou e a bola sobrou para Octávio, que demorou demais e não chutou, nem passou. Nesse lance tive a sensação de falta em Rafael dentro da área.

 Edílson, no 1º tempo, deixou muito espaço do seu lado. A zaga bobeou no gol, pois os adversários tabelaram com facilidade. Júlio César foi razoável. Marcelo e Gabriel lutaram muito. Seedorf jogou o simples, mas já é uma evolução, se comparado com as três últimas partidas. Lodeiro e Rafael, mesmo correndo bastante, não foram bem. O uruguaio continua devendo. Sobre Henrique já comentei, inclusive a observação de que o time caiu após a sua saída.

 Botafogo: Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Júlio César; Marcelo Mattos, Gabriel (Lucas Zen), Seedorf, Lodeiro (Octávio) e Rafael Marques; Henrique (Gilberto).


Saudações alvinegras.

4 comentários:

Carlos Henrique disse...

Espero mais melhoras para o próximo jogo. Acredito que podemos vencer o Grêmio, e aí a vaga na Libertadores ficará bem encaminhada.

Cadré disse...

Henrique, eu também espero. Que o time, mesmo gradualmente, vá evoluindo para chegar no ponto no jogo pela Copa do Brasil, para despacharmos os caras e nos classificarmos para as semifinais. Dá para vencer o Grêmio sim e confesso que dos 3 suspensos não lamento a ausência de Edílson.

Wesley Machado disse...

André, eu, por outro lado, gosto do Edílson. Tá certo que ele peca um pouco na questão da marcação - tomamos o gol pelo lado dele - mas tem um espírito aguerrido, que gosto num jogador. Sem contar que fez um gol importante contra o Flamengo - o contra o Bahia não adiantou de nada. Podemos até considerar que vai ser bom o Gilberto voltar a jogar para ganhar ritmo - até pq o Edílson também tá fora da 2ª partida contra o Flamengo pela Copa do Brasil, mas o Edílson pela experiência e entrega hoje faz falta sim.

Cadré disse...

Wesley, até reconheço que tem ajudado do meio para frente, mas em termos de marcação deixa muito a desejar. O que o treinador pode fazer é utilizá-lo, em certas situações, pelo meio ou aberto na direita. Mas o foco agora é o Grêmio e uma vitória nos colocará de novo em 2º. Agora no Bate-Bola da ESPN falaram que o 3º e 4º vão para a pré-Libertadores, o que tornaria a luta pelo 2º lugar muito importante. Confesso que achava que apenas o 4º é que iria para a pré.