domingo, 6 de outubro de 2013

Indignados sim, mas unidos pela Copa do Brasil

 Vou tentar esquecer por um instante o jogo de ontem, que me fez ficar “P... da vida”, indignado mesmo, pelo fato do time não conseguir criar uma jogada de gol sequer, com possibilidades apenas em chutes de fora da área, muitos longe da meta e sem perigo.

 A questão que gostaria de colocar agora é a Copa do Brasil e nessa competição as possibilidades de título são reais. Poderemos em cinco partidas conquistar o título nacional e a vaga para a Libertadores, embora a referida vaga também possa ser conquistada pelo Brasileiro.

 Qualquer conflito e desentendimento entre a torcida e o time, nesse momento, pode influenciar no rendimento na Copa do Brasil, quando faremos o 2º jogo contra o Flamengo. Não podemos ir para esse confronto divididos. Sabemos que a torcida dos caras apoiará, pois para eles é a possibilidade de uma conquista em 2013.

 Destaco, como exemplo, o ano de 2007, quando após a 27ª rodada estávamos em 7º lugar com 42 pontos, um ponto a menos que o 4º colocado. Entre esta rodada e a 28ª, viajamos para jogar pela Copa Sul-americana contra o River Plate, na Argentina. No jogo de ida vencemos no RJ por 1x0 e na partida de volta chegamos a estar vencendo por 2x1 e poderíamos até perder por 3x2, mas o River Plate, mesmo com jogador a menos, virou para 4x2 e nos eliminou. A eliminação da forma como aconteceu culminou com a saída de Cuca do comando da equipe e Mário Sérgio o substituiu. O novo treinador teve a seguinte sequência no Brasileiro:

- 28ª rodada: derrota por 3x0 para o Goiás no Maracanã. Terminamos a rodada em 8º, com 42 pontos, e o 4º colocado era o Santos com 45;
- 29ª rodada: derrota por 2x0 para o Atlético/PR em Curitiba. Terminamos a rodada em 9º, com 42 pontos, e o 4º era o Grêmio com 48;
- 30ª rodada: derrota para o Santos por 2x1 no Engenhão. Terminamos a rodada em 9º, com 42 pontos, e o 4º era o Palmeiras com 50;

 Após três jogos e três derrotas, saiu Mário Sérgio e retornou Cuca ao comando, quando faltavam oito rodadas para o fim do campeonato. Após o retorno de Cuca, a equipe teve três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, que ocorreu logo no primeiro jogo após o retorno. Mesmo com Cuca de volta não passamos do 9º lugar ao final do campeonato, com 55 pontos, mas ficamos seis pontos abaixo do quarto colocado, que foi o Fluminense, com 61. Praticamente descartamos nove pontos em três jogos comandados por Mário Sérgio, que entrou no lugar de Cuca quando todos estavam de cabeça quente devido à eliminação vergonhosa na Copa Sul-americana. As atitudes não foram bem pensadas, tanto que após três jogos Cuca estava de volta, mas aí já era tarde para conseguir a classificação para a Libertadores.

 O nosso momento é crítico, o time não vem se encontrando em campo, mas não podemos abandonar o Botafogo, pois não estaríamos abandonando dirigentes, treinador e jogadores, mas abandonando o clube que amamos. 
 Lembro que no início da temporada foi feita uma campanha, por meio de um vídeo, sobre “Eu Quero a Copa do Brasil”. Naquele momento essa competição era nosso foco principal. Depois, com as vitórias, sonhamos alto no Brasileiro, mas devemos voltar nosso foco principal para a Copa do Brasil, pois repito, faltam cinco partidas para o título. 
 Abandonar de vez o Brasileiro? Em hipótese alguma, mas uma classificação para as semifinais da Copa do Brasil trará confiança à equipe também para o restante do Brasileiro.
  

 Saudações alvinegras.

2 comentários:

Marcos Paret disse...

Fala meu amigo.

Também acho que, apesar de termos que tentar manter ainda o foco no brasileirão (atingir o segundo lugar ainda é possível), a CB está se mostrando bem mais fácil.

É hora de acreditar, mais do que nunca.

Cadré disse...

É isso Paret,
Vamos acreditar, buscar o título da Copa do Brasil e a melhor colocação possível no Brasileiro.