quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Galera, o desânimo não me representa (uma análise sobre ontem).

 O time perdeu ontem, mas o momento não é de alarme e nem de achar que tudo foi por água abaixo. Ainda há muitos jogos a serem disputados e, conforme já havia opinado antes, não considerava a partida de ontem como decisão antecipada.

 Perdemos um jogo após sequência de quatro* vitórias no Campeonato Brasileiro, o que considero mais que normal. A sequência de vitórias do atual líder é que, até o momento, foge um pouco da normalidade para um campeonato disputado como o nosso. Essa sequência deles vai continuar? Não acredito. Terão jogos muito difíceis pela frente e se continuarem vencendo assim não haverá jeito mesmo. Mas, volto a dizer, não acredito.
 Não analiso o jogo como "O Botafogo sofre goleada do Cruzeiro", conforme  disseram. Considero o resultado elástico fruto da necessidade de empatarmos e, por isso, termos aberto o time, ocasionando contra ataques do adversário.
 O time que pensa em ser campeão precisa ousar mesmo, buscar o resultado. Deu certo ontem? Não, mas poderia ter dado. O único senão nas substituições, na minha opinião, foi que não adianta colocar três atacantes se a bola não chegar até eles. Uma das alterações, para mim, deveria ser a entrada de Octávio em lugar de Seedorf, que não conseguiu atuar bem. Seria uma tentativa de criação de jogadas com os atacantes. E por favor, não é nenhuma crítica em relação ao holandês, muito menos pelo pênalti perdido, pois isso acontece. É apenas analisando a sua atuação. Seedorf é um de nossos principais jogadores e precisaremos dele para alcançarmos nossos objetivos, mas o nosso craque parece estar desgastado fisicamente, em função do número elevado de partidas, além das viagens.

 Este foi um jogo em que podemos dizer que nada deu certo. Sofremos o gol no último lance do 1º tempo, quando poderíamos ter ido para o intervalo com outra situação e com o time e torcida adversários menos empolgados. Tivemos a chance de empatar no início do 2º tempo, mas infelizmente desperdiçamos o pênalti.  Podem dizer que o Cruzeiro criou várias chances, com Jefferson fazendo pelo menos duas grandes defesas, mas também tivemos oportunidades de abrir o placar na 1ª etapa e isso, com certeza, mudaria o cenário da partida.
Alguém vai desanimar com essa derrota? Bom, eu não vou!

Saudações alvinegras.

*atualizado em 20/09/2013 (retificação no texto).

2 comentários:

Wesley Machado disse...

André, eu também não desanimei com a derrota de ontem - ainda mais com esta virada que sofreu o Flamengo hoje! Como postei no blog do qual participo, teremos seis dos próximos oito jogos no Rio, sendo deles os três clássicos cariocas. Podemos nos aproximar já nas próximas duas rodadas em que teremos dois jogos teoricamente fáceis em casa e o Cruzeiro dois jogos teoricamente difíceis fora! Quanto à sequência de vitórias, só uma correção. Foram quatro e não três, como vc escreveu. Deve ter sido um lapso. E um exemplo de que o resultado de ontem não foi tão catastrófico foi que contra Criciúma e Corinthians conseguimos gols no final e contra o Santos seguramos um resultado difícil fora de casa. Tá certo que já havíamos perdido seis pontos com gols no final. Precisamos recuperar mais dois. E se o futebol não é sempre justo, podemos dizer que no futebol a justiça tarda mas não falha. Placar injusto ou placar mentiroso, o Cruzeiro vai pagar mais à frente pelo olé. E o Botafogo vai queimar a língua de quem diz que ele é cavalo paraguaio, que vai nadar e morrer na na praia. Ao menos uma vaga na Libertadores vamos garantir. E quem sabe não fazemos igual ao Atlético Mineiro, que foi vice-campeão brasileiro e conquistou a Libertadores no outro ano. Sem contar que ainda temos a Copa do Brasil.

Cadré disse...

É isso aí Wesley, continuamos na briga pelo título e a Libertadores muito bem encaminhada. Mesmo com a derrota em MG continuamos quatro pontos na frente do 3º e 4º colocados, além de oito pontos na frente do 5º colocado.
Valeu pela correção, pois de fato foram 4 vitórias consecutivas (Coritiba, Criciúma, Corinthians e Santos).